Uma breve curadoria no Instagram de fontes, canais e informações sobre o que está rolando no Afeganistão

Desde sábado, me encontro imersa nas redes em busca de informações, fotos, relatos, textos e análises sobre a situação dramática que acontece no Afeganistão. Comecei esta busca pelas mídias tradicionais brasileiras e o que mais me chamou atenção foi que a notícia sobre a tomada de poder pelo Talibã foi dada como uma grande surpresa, como se esse caldo não tivesse sido posto pra ferver desde o início do ano com o anúncio da retirada da ocupação norte-americana. Alguma hora, essa bomba iria explodir, mas a gente estava meio letárgico a esse respeito, ou ocupados demais com a CPI da Covid e com as mazelas de um país imerso em uma crise política, sanitária e econômica. Eu mesma estava totalmente focada no retorno da CPI para os noticiários diários e até ansiosa pelos novos depoimentos.

Depois, passei para outros canais de mídia, jornalistas independentes e para os canais tradicionais internacionais e o universo discursivo e a diversidade de informação se ampliaram bastante. Nessa busca, encontrei jornalistas da Al Jazeera reportando através de Stories do Instagram, encontrei lindos trabalhos fotográficos – e mais poéticos – que mostram um Afeganistão para além da guerra, vídeos e relatos em textos e fotos que ressaltam o risco iminente de perda de direitos das mulheres e meninas. Ainda no Instagram, encontrei profissionais compartilhando conteúdos importantíssimos de outros jornalistas, fazendo relevantes  traduções para o inglês e vi imagens, além dos impressionantes registros de pessoas em fuga, de pessoas que protestam apesar do imenso risco. 

Vi uma rede que pulsa e busca compartilhar relatos de quem está ali e precisa mostrar a sua realidade, pois reconhece a importância da boa informação em meio à tanta desinformação, mas principalmente diante da possibilidade de que esse fluxo de informação cesse a qualquer momento. 

Girando a roda da informação, compartilho aqui a curadoria que fiz nesses últimos dias, na certeza de que essas imagens, esses vídeos e esses relatos possam construir um melhor entendimento do nosso mundo:

 

Ahmad Shah Mohibi – @ahmadsmohibi 

Jornalista e analista. Está fazendo curadorias de conteúdos em seu perfil no instagram e divulgando algumas de suas análises.

 

Charlotte Bellis – @charlottebellis

Jornalista da Al Jazeera, reportando diretamente de Cabul.

 

Jim Huylebroek – @jimhuylebroek

Fotógrafo independente baseado no Afeganistão.

 

Roya Heydari – @roya_heydari

Fotógrafa Afegã 

 

Wakil Kohsar – @wakil.kohsar

Fotógrafo Afegão 

 

Bruno Itan – @brunoitan

Fotógrafo carioca, morador do Jacarezinho que cobre o cotidiano das favelas cariocas. Bruno está fazendo uma bela e criteriosa curadoria de conteúdos sobre a situação política e humanitária no Afeganistão.

 

Petit Journal – @tbaghdadi e @danielsousaeconomista

Podcast diário com Tanguy Baghdadi e Daniel Sousa sobre economia e política internacional. Os programas apresentam excelentes análises sobre a situação atual no Afeganistão do ponto de vista da política internacional. 

 

Nos canais tradicionais para quem lê em inglês vale acompanhar a Al Jazeera, a BBC News e a Reuters e a AFP sempre nos apresentando coberturas fotográficas impactantes. 

 

 

Por Cecília Figueiredo – Professora no curso de jornalismo da UFRRJ e Jullyana Barreto – Aluna do curso de jornalismo da UFRRJ

Ativador Windows 8, 8.1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *